domingo, 18 de julho de 2010

Paris (9° dia)

(JES:) Este foi, de longe, o dia mais cansativo de todos! Paris em pleno domingo de verao é mesmo complicado: filas para tudo, entao nos monumentos e museus nem se fala... mas la sobrevivemos e ainda vimos umas coisitas interessantes...

(JO:) Saimos de casa por volta das 10:30 da manha... o sol estava forte mas AINDA nao se sentia o calor como se sentiu mais tarde...

O cansaco comecou cedo com a nossa caminhada ate La Defence, onde apanhamos o metro para o centro da cidade.

Fomos direitos ao famoso Louvre...

 
Depois de sobrevivermos as filas (uma para entrar no museu e outra para comprar os bilhetes), la iniciamos a visita. Com o apoio de um guia virtual, pudemos conhecer em pormenor a historia das mais importantes obras deste museu.... aqui ficam as nossas favoritas, para alem das obvias Venus de Milo, Monalisa, etc...


Victoria de Samotracia: Apesar de incompleta, o que ate transmite algum misterio, esta representacao da deusa de Nice (encontrada numas ruinas na grecia, autor desconhecido) mantem-se extremamente bela e poderosa.

(JES:) Enquanto permaneci na escadaria, e nas areas circundantes, nao conseguia desviar o meu olhar da estatua tentando descobrir, em cada angulo do olhar, novos contornos do seu corpo sensual e das suas vestes, foi de longe a obra que mais me marcou nesta visita!

(ZP:) Idem, idem, aspas, aspas,...


(JO:) A estatua em cima, representando a mortal Psiche sendo acolhida pelo deus do amor Eros, filho de Afrodite, mesmo nao sendo muito conhecida pelo publico, captou-me fortemente a atencao. Achei-a perfeita, linda em todos os aspectos, o romantismo que transmitia... nao ha palavras :)

(JES:) Saimos do Louvre e passamos novamente pelo Arc de Triomphe para subir e ver a paisagem. Desta vez, nao ficamos surpreendidos com a fila de dezenas de metros e seguimos para a base do arco para ver em pormenor este majestoso monumento. E impressionante o 'respeito' que nos inspira esta homenagem aos Franceses mortos nas imensas guerras em que participaram ao longo dos seculos! Ao mesmo tempo, nao posso deixar de reflectir sobre a natureza irracional do ser humano e em especial das 'potencias' actuais que alcancaram este estatuto a custa de muitas vidas nas ditas 'conquistas'... 




Achei curiosa a referencia ao Porto... se e certo que foi uma das guerras dos Franceses, tambem e certo que nao sairam la muito vitoriosos!!! Ironico o Arco se chamar do Triunfo...

Deixamos para amanha a visita a Torre Eiffel que supomos ser impossivel neste domingo!

Assim, avancamos para NotreDame e, ja devem advinhar... MAIS FILAS!!!!


(ZP:) Seguimos para Chatelet onde encontramos esta escultura de uma cara e uma mao... achei esta obra muito divertida porque dava para subir para cima dela. E dificil perceber o que a escultura esta a fazer, mas a mim parece-me triste. Eu estava a tentar subir a mao gigante enquanto a Joana estava a meter o dedo no nariz da mulher (que vergonha). :)


(JO:) O pai e o ZP ja no nivel maximo de cansaco, e eu ainda cheia de forcas e entusiasmada com Paris (como e possivel?? xD ), la os convenci a passar outra vez pelo Starbucks e arranjar um tipico copo de cafe como souvenier - o meu novo objecto de estimacao, que acabei por deitar ao lixo! :)

Decidimos acabar o dia numa esplanada da Häggen Dazs a comer uns cremosos gelados e crepes :)


(JES:) Acabamos por 'rastejar' ate casa, tomar banho, passar umas horas a actualizar o blog (estou a brincar) e recolher cedinho a cama, pois amanha sera outro dia duro na capital Francesa!

Abracos e beijinhos de saudades para todos!

3 comentários:

  1. Oh ! meus queridos ! Como eu gostaria de comentar cada frase, cada situação, vocês conhecem-me bem, mas não é possível e sou mau a sintetizar :((
    É uma situação de sentir não estar a corresponder ao vosso esforço de blogar, como o têm feito :(
    Têm que "tirar um dia" para descanso,... parece-me que estão a precisar (aproveitem-no aí).
    Para não monopolizar espaço só vos garanto que li, reli e apreciei tudo com muita atenção, tentando pôr-me no v/ lugar a apreciar todas essas coisas.
    Beijinho para todos.
    .

    ResponderEliminar
  2. Meus lindos, desculpem só agora estar a comentar o vosso ultimo post, apesar de já ontem á noite me ter deliciado ao ler e ver as fantásticas fotos. Adorei tudo, mas aquela foto da JO e ZP na escultura da mão e cara está demais. ZP, o teu comentário é muito conveniente...Hehe.. Zé, vê se cuidas dos teus pés e não te esqueças de por muito creme para sarar rápido essas feridas. Vcs estão lindos e as saudades apertam... Estou de acordo com o Rui, o que quer que escrevamos aqui fica muito aquém daquilo que gostaríamos e das emoções que nos provocam ao ler tão fantásticos relatos.
    Adoro-vos e descansem hoje para terem força para os restantes dias e para nos continuarem a deliciar!

    Beijos com muitas saudades....

    ResponderEliminar
  3. Muito fixes parecem estar a ser os dias.
    Parabéns pelas partilhas.
    ;)

    ResponderEliminar