sábado, 10 de julho de 2010

Porto -> Madrid (1º Dia)

Eram 7h50m e já estávamos entusiasmados dentro do carro, prontos a sair para a nossa aventura. Os 19º C a esta hora da manhã prometiam um dia quente, mal imaginávamos quanto!

Uma viagem calma até Salamanca, cidade universitária de longa tradição, onde chegamos às 14h (daqui para frente usaremos sempre a hora local) e onde fomos recebidos por uns estonteantes 40º C !!!! Foi difícil sair do carro e aguentar o impacto, mas logo nos habituamos ao calor e a nossa atenção passou a estar focada nesta nobre e antiga cidade...


Os pequenos parques decorados com lindos jardins de flores e árvores bem tratadas encantam qualquer passante. Depois, passear pelas ruas limpas, reservadas a peões, onde coabitam os comércios tradicional e moderno, até que finalmente, chegamos à Plaza Mayor. Uma área enorme, cheia de esplanadas, com lindas arcadas cheias de lojas de comércio e restaurantes típicos. Esta Plaza Mayor é, seguramente, não só a maior de Salamanca como também uma das maiores de Espanha!

  
Após uns petiscos, decidimos partir para Madrid... A capital espera ansiosa para ser percorrida. A caminho ainda vamos visitar El Escorial...

Nada nos prepara para o impacto visual exterior do Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial (património da humanidade). Não é só a sua dimensão, mas também o estilo que nos impressiona. Construído entre 1563 e 1584, por Filipe II, seu nome comemora a vitória de S. Quintín sobre os invasores franceses no dia de S. Lorenzo de 1557.

 
Que linda foto... uma imagem vale mais do que mil palavras :)

Às 18h chegamos a Madrid, o sol começava a ceder, mas ainda deixava um rasto de calor impressionante (36º C). O efeito estufa criado pelo trânsito e pelos edifícios (na zona central e mais velha da cidade com as suas callas pequenas) é asfixiante. Fizemos o check-in no nosso fantástico hotel (a censura não nos deixa colocar fotos) e após uma rápida refrescadela, actualizamos o nosso querido blog e vamos em busca da famosa 'la movida' Madrileña... la noche es nuestra!

No entanto, pretendemos deitar cedo pois o dia de amanhã promete: Prado, Thyssen, Rainha Sofia, Parque do retiro, etc... e finalmente, às 20h30m, a grande final da Copa del Mundo 2010 em écran gigante... esperamos sobreviver à loucura caso Espanha seja campeã do mundo!

Até amanhã...