domingo, 18 de julho de 2010

Paris (9° dia)

(JES:) Este foi, de longe, o dia mais cansativo de todos! Paris em pleno domingo de verao é mesmo complicado: filas para tudo, entao nos monumentos e museus nem se fala... mas la sobrevivemos e ainda vimos umas coisitas interessantes...

(JO:) Saimos de casa por volta das 10:30 da manha... o sol estava forte mas AINDA nao se sentia o calor como se sentiu mais tarde...

O cansaco comecou cedo com a nossa caminhada ate La Defence, onde apanhamos o metro para o centro da cidade.

Fomos direitos ao famoso Louvre...

 
Depois de sobrevivermos as filas (uma para entrar no museu e outra para comprar os bilhetes), la iniciamos a visita. Com o apoio de um guia virtual, pudemos conhecer em pormenor a historia das mais importantes obras deste museu.... aqui ficam as nossas favoritas, para alem das obvias Venus de Milo, Monalisa, etc...


Victoria de Samotracia: Apesar de incompleta, o que ate transmite algum misterio, esta representacao da deusa de Nice (encontrada numas ruinas na grecia, autor desconhecido) mantem-se extremamente bela e poderosa.

(JES:) Enquanto permaneci na escadaria, e nas areas circundantes, nao conseguia desviar o meu olhar da estatua tentando descobrir, em cada angulo do olhar, novos contornos do seu corpo sensual e das suas vestes, foi de longe a obra que mais me marcou nesta visita!

(ZP:) Idem, idem, aspas, aspas,...


(JO:) A estatua em cima, representando a mortal Psiche sendo acolhida pelo deus do amor Eros, filho de Afrodite, mesmo nao sendo muito conhecida pelo publico, captou-me fortemente a atencao. Achei-a perfeita, linda em todos os aspectos, o romantismo que transmitia... nao ha palavras :)

(JES:) Saimos do Louvre e passamos novamente pelo Arc de Triomphe para subir e ver a paisagem. Desta vez, nao ficamos surpreendidos com a fila de dezenas de metros e seguimos para a base do arco para ver em pormenor este majestoso monumento. E impressionante o 'respeito' que nos inspira esta homenagem aos Franceses mortos nas imensas guerras em que participaram ao longo dos seculos! Ao mesmo tempo, nao posso deixar de reflectir sobre a natureza irracional do ser humano e em especial das 'potencias' actuais que alcancaram este estatuto a custa de muitas vidas nas ditas 'conquistas'... 




Achei curiosa a referencia ao Porto... se e certo que foi uma das guerras dos Franceses, tambem e certo que nao sairam la muito vitoriosos!!! Ironico o Arco se chamar do Triunfo...

Deixamos para amanha a visita a Torre Eiffel que supomos ser impossivel neste domingo!

Assim, avancamos para NotreDame e, ja devem advinhar... MAIS FILAS!!!!


(ZP:) Seguimos para Chatelet onde encontramos esta escultura de uma cara e uma mao... achei esta obra muito divertida porque dava para subir para cima dela. E dificil perceber o que a escultura esta a fazer, mas a mim parece-me triste. Eu estava a tentar subir a mao gigante enquanto a Joana estava a meter o dedo no nariz da mulher (que vergonha). :)


(JO:) O pai e o ZP ja no nivel maximo de cansaco, e eu ainda cheia de forcas e entusiasmada com Paris (como e possivel?? xD ), la os convenci a passar outra vez pelo Starbucks e arranjar um tipico copo de cafe como souvenier - o meu novo objecto de estimacao, que acabei por deitar ao lixo! :)

Decidimos acabar o dia numa esplanada da Häggen Dazs a comer uns cremosos gelados e crepes :)


(JES:) Acabamos por 'rastejar' ate casa, tomar banho, passar umas horas a actualizar o blog (estou a brincar) e recolher cedinho a cama, pois amanha sera outro dia duro na capital Francesa!

Abracos e beijinhos de saudades para todos!

Dijon -> Paris (8° dia)

(JES:) Este 8° dia das férias foi o mais calmo de todos... saimos tarde de Dijon, paramos a caminho em Arcy-sur-Cure para visitar umas grutas pré-historicas e chegamos cedo a Paris. Aqui fica a historia... desculpem os erros ortograficos, mas o teclado nao permite fazer melhor!

(ZP:)  As grutas de Arcy-sur-Cure distinguem-se de todas as outras por terem sido habitadas e conservarem cerca de duas centenas de figuras e desenhos pré-historicos. Esta arte rupreste remonta ao periodo do Cro-Magnon e tem cerca de 28.000 anos o que faz com que estas grutas sejam as segundas mais antigas do mundo!

(JO:) As grutas de Arcy formaram-se a partir de fendas criadas por terramotos, o que permitiu a entrada de agua do rio Cure. Ao longo de milhares de anos, o fluxo da agua abriu crateras interiores formando as grutas. 

 (ZP:) Posteriormente, a entrada de agua do rio e das chuvas, criou um alto nivel de humidade dentro da gruta, que ao evaporar cria residuos de calcio que ficam nos tectos (estalagtites) e no chao (estalagmites). As estalagtites/estalagmites crescem ao ritmo de 1 centimetro por seculo!!!! Quando as estalagtites se encontram com as estalagmites forma-se uma coluna (a maior coluna desta gruta tem 12 metros de altura e demorou cerca de 120.000 anos a formar-se!).

(JES:) Infelizmente nao temos fotografias nossas para colocar no blog pois era proibido tirar fotos no interior da gruta (importamos estas da internet).



(JO:) As figuras pre-historicas das grutas de Arcy foram descobertas muito recentemente (a partir de 1990). Neste momento, estao registadas 170 figuras em toda a gruta, no entanto, estima-se que tenham existido cerca de 1.000 figuras!






A maior parte dos motivos sao animais ferozes como mamutes (ver em baixo), ursos, veados, etc... mas também se encontram impressoes de maos de adultos e criancas assim como outros animais passificos como passaros.

Fiquei arrepiada ao imaginar os Cro-Magnons a habitarem as grutas e pintarem as paredes com carvao (preto), manganesio (cinzento) e ocre (vermelho). E impressionante ver a impressao de uma mao de uma crianca de 5 anos na parede... parece surreal!!!









(JES:) Saidos das grutas, ainda entusiasmados com o espectaculo a que tinhamos assistido, aproveitamos para comer umas sandes num relvado em frente as grutas... Depois, foram 200 km ate Paris com os miudos a dormir a soneca da praxe enquanto o motorista os leva a proxima etapa :)

(JO:) Entramos em Paris excitados com uma competicao que o pai lancou: quem avista primeiro a Torre Eiffel... Claro que eu ganhei!!! :) 

Depois de nos instalarmos, partimos para um passeio de carro pelo centro da cidade. Passamos por La Defence...


Por o Arco do Triunfo...


Por os Campos Elisios...


até estacionarmos o carro à porta do Hotel George V - Four Seasons, entre dois Ferraris :)


(JES:) Enfim, uma cidade sempre espectacular e charmosa, cheia de contrastes! Depois de passarmos pela porta do George V, fomos jantar ao MacDonalds (uma promessa que tinha feito ao ZP) dos Campos Elisios que estava a abarrotar de turistas...

Finalmente, regressamos a casa, mas nao deixamos de passar pela Torre Eiffel que é sempre um monumento impressionante, principalmente à noite com o seu farol a vigiar a cidade que nao chega a dormir...


Quando chegamos a Pont de Puteaux ainda tivemos direito a mais uma sessao de fogo de artificio (alguém os deve ter avisado que tinhamos chegado)...


Bem, estamos cansados pois este blog da muito trabalho a actualizar antes de deitar! Mas por voces vale a pena :)

Beijocas, abracos e ate amanha!