domingo, 18 de julho de 2010

Dijon -> Paris (8° dia)

(JES:) Este 8° dia das férias foi o mais calmo de todos... saimos tarde de Dijon, paramos a caminho em Arcy-sur-Cure para visitar umas grutas pré-historicas e chegamos cedo a Paris. Aqui fica a historia... desculpem os erros ortograficos, mas o teclado nao permite fazer melhor!

(ZP:)  As grutas de Arcy-sur-Cure distinguem-se de todas as outras por terem sido habitadas e conservarem cerca de duas centenas de figuras e desenhos pré-historicos. Esta arte rupreste remonta ao periodo do Cro-Magnon e tem cerca de 28.000 anos o que faz com que estas grutas sejam as segundas mais antigas do mundo!

(JO:) As grutas de Arcy formaram-se a partir de fendas criadas por terramotos, o que permitiu a entrada de agua do rio Cure. Ao longo de milhares de anos, o fluxo da agua abriu crateras interiores formando as grutas. 

 (ZP:) Posteriormente, a entrada de agua do rio e das chuvas, criou um alto nivel de humidade dentro da gruta, que ao evaporar cria residuos de calcio que ficam nos tectos (estalagtites) e no chao (estalagmites). As estalagtites/estalagmites crescem ao ritmo de 1 centimetro por seculo!!!! Quando as estalagtites se encontram com as estalagmites forma-se uma coluna (a maior coluna desta gruta tem 12 metros de altura e demorou cerca de 120.000 anos a formar-se!).

(JES:) Infelizmente nao temos fotografias nossas para colocar no blog pois era proibido tirar fotos no interior da gruta (importamos estas da internet).



(JO:) As figuras pre-historicas das grutas de Arcy foram descobertas muito recentemente (a partir de 1990). Neste momento, estao registadas 170 figuras em toda a gruta, no entanto, estima-se que tenham existido cerca de 1.000 figuras!






A maior parte dos motivos sao animais ferozes como mamutes (ver em baixo), ursos, veados, etc... mas também se encontram impressoes de maos de adultos e criancas assim como outros animais passificos como passaros.

Fiquei arrepiada ao imaginar os Cro-Magnons a habitarem as grutas e pintarem as paredes com carvao (preto), manganesio (cinzento) e ocre (vermelho). E impressionante ver a impressao de uma mao de uma crianca de 5 anos na parede... parece surreal!!!









(JES:) Saidos das grutas, ainda entusiasmados com o espectaculo a que tinhamos assistido, aproveitamos para comer umas sandes num relvado em frente as grutas... Depois, foram 200 km ate Paris com os miudos a dormir a soneca da praxe enquanto o motorista os leva a proxima etapa :)

(JO:) Entramos em Paris excitados com uma competicao que o pai lancou: quem avista primeiro a Torre Eiffel... Claro que eu ganhei!!! :) 

Depois de nos instalarmos, partimos para um passeio de carro pelo centro da cidade. Passamos por La Defence...


Por o Arco do Triunfo...


Por os Campos Elisios...


até estacionarmos o carro à porta do Hotel George V - Four Seasons, entre dois Ferraris :)


(JES:) Enfim, uma cidade sempre espectacular e charmosa, cheia de contrastes! Depois de passarmos pela porta do George V, fomos jantar ao MacDonalds (uma promessa que tinha feito ao ZP) dos Campos Elisios que estava a abarrotar de turistas...

Finalmente, regressamos a casa, mas nao deixamos de passar pela Torre Eiffel que é sempre um monumento impressionante, principalmente à noite com o seu farol a vigiar a cidade que nao chega a dormir...


Quando chegamos a Pont de Puteaux ainda tivemos direito a mais uma sessao de fogo de artificio (alguém os deve ter avisado que tinhamos chegado)...


Bem, estamos cansados pois este blog da muito trabalho a actualizar antes de deitar! Mas por voces vale a pena :)

Beijocas, abracos e ate amanha!

3 comentários:

  1. Bom dia meus queridos! Obrigada pelo vosso esforço (ás vezes) a fazerem este blog pois vale muito a pena... Por nós e por vcs para o futuro, pois fica um registo para a história desta fantástica aventura vossa. Aproveitem bem Paris, cidade mágica e que vos vai preencher muito, tenho a certeza! Por aqui tudo bem, cansada do ultimo concerto das Marés Vivas. O JP está óptimo e com saudades vossas! Divirtam-se muito! Beijos com muitas saudades... Adoro-vos muitoooooooooooooooooooooo!

    ResponderEliminar
  2. Também concordo Té...dá trabalho, mas vale a pena. Estou a adorar seguir a vossa aventura.
    Divirtam-se muito meus lindos.

    ResponderEliminar
  3. Olá piquenos
    Vocês vão chegar com uma bagagem cultural de se lhe tirar o chapéu ! Palpita-me que para o ano vão querer mais do mesmo ! :))
    Zé, eu sei bem o trabalho que isto te está a dar, mas podes crer que vale a pena !... por nós e por vocês !
    Beijos e aproveitem bem. Até amanhã.
    Também chegamos agora de um sítio a 40º C. :((
    .

    ResponderEliminar