Mas vamos devagar, após uma noite muito quente (a temperatura não baixou dos 23º C durante a noite), acordamos ainda cansados do primeiro dia de férias! Mas lá nos levantamos e fomos direitos ao Museo del Prado (com uma paragem pelo caminho, a pedido do ZP, para umas panquecas matinais xD).
A Colecção permanente do Prado não desiludiu, todos os grandes pintores dos séculos XV-XVII (Bosh, Rubens, Van Dick, Rembrandt, Vélasquez, Goya, El Greco, etc...) nos fascinaram pelo hiper-realismo, efeitos de luz e contraste, expressões faciais,etc... Infelizmente não pudemos tirar fotografias para vos deixar aqui, mas aqui ficam as nossas obras favoritas (tiradas da internet):
Hieronymus Bosch - Garden of Earthly Delights
Diego Vélasquez - As meninas
Quando saímos do Prado, o calor está ao rubro, não era possível andar na rua! O nosso refúgio foi o Parque del Buen Retiro, mesmo ali ao lado! 130 hectares de bosque, lagos, relvados à nossa disposição...
Assim, penetramos a 'floresta' e acabamos por petiscar num banco de jardim à sombrinha... as nossas pernas agradeceram! Por momentos, apetecia ser como uma bolha de sabão a flutuar só para não sentir os pés, e não é que elas (as bolhas) por lá andavam:
Sim Rui, tal e qual NY :)
Depois, um saltinho ao lago, onde barcos a remos flutuavam com casais românticos debaixo de um sol abrasador! Não obrigado...
Partimos imediatamente para a nossa próxima etapa cultural: O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia... mas, para nosso desgosto, tinha fechado 10 minutos antes!!! Mas, não pretendemos saír de Madrid sem ver os Dalí, os Picasso e os Tapies... amanhã, às 10h da manhã lá estaremos antes de partir para Barcelona!
Bem, não há males que não venham por bem, fizemos do calor um desafio e metemo-nos no carro a caminho do AQUAPÓLIS de Madrid! Um fantástico parque aquático cheio de escorregas gigantes, piscinas, ondas artificiais, etc... Não há fotos, pois a máquina ficou no cacifo para podermos andar à vontade pelo parque. Mas acreditem que foi refrescante!!!!
De volta ao centro de Madrid, mesmo a tempo do grande momento do dia: a final do campeonato do mundo 2010! Custava a acreditar, ver a Gran Via completamente vazia, a praça de Callao sem pessoas... parecia que estávamos no filme 'I am Legend' com o Will Smith, só faltava aparecerem os monstros...
Lá conseguimos ver a primeira parte a comer umas sandes e a beber umas cervejas com ar condicionado num restaurante junto à Gran Via.
Ao intervalo partimos para o centro da festa - a Praça Cibeles, onde as pessoas que não estavam a assistir ao jogo (nos quatro écrans gigantes instalados nos Recoletos, mesmo ali ao lado), passeavam com as bandeiras de Espanha ou descansavam na relva...
Lá conseguimos passar para a zona dos écrans gigantes e juntamo-nos aos 250.000 espanhóis que gritavam a cada toque na bola do seu jogador preferido. Acabamos por ver os últimos 45 minutos de jogo e festejar o golo da vitória no final do prolongamento.
Depois, começamos a 'fugir' da confusão em direcção do hotel, pelo caminho vimos de tudo... aqui ficam alguns exemplos:
E assim nos despedimos... até amanhã!
Beijinhos de saudades para todos do Zé e da Joana (o ZP já dorme)...