quarta-feira, 21 de julho de 2010

Paris -> Mont St. Michel (11º dia)

(JO:) Hoje, regressamos ao asfalto e à rotina de viagem, depois de parados dois dias na magnífica capital Francesa. Foi um dia calmo de viagem com um final histórico.


Saímos de casa por volta das 10h compramos o pequeno almoço e partimos para Honfleur, uma simpática e medieval pequena cidade na qual a praça principal é uma marina :)


Cheia de casa e edifícios muito antigos mas cada com uma beleza própria. Foi interessante passear por entre as pequenas ruas e poder observar cada casa e os seus pormenores, algumas ruas eram MESMO pequenas ao ponto de só caber uma pessoa.






Almoçámos num pequeno restaurante, onde o chefe trabalhava completamente sozinho, atendia, cozinhava, servia, limpava, sempre ocupado, mas apesar de tudo a comida era boa e barata :P


Uma boa escolha na minha opinião...


A caminho do carro passámos por uns jardins bem floridospara relaxar um bocado antes de mais umas 2 horitas de viagem até Mont St. Michel.




A viagem foi divertida, um bocado de palhaçada a mais mas correu bem :)








(ZP:) Quando chegámos a Mont St. Michel, avistámos o monte e apreciámos de longe a sua beleza. 


Fomos direitos ao Hotel para fazer o check-in. Pegámos nas malas e subimos para o nosso quarto, quando espreitámos pela varanda vimos que tinha uma vista para o próprio Mont St. Michel (que sorte) :)




Saímos do quarto e logo tivemos a ideia de ir visitar o Mont St. Michel a PÉ !!! Demorou um pouco mais que meia hora a chegar lá mas valeu mesmo a pena. 





























(JO:) Enquanto nos aproximávamos do monte a sua dimensão e imponência invadia-nos, depois de entrar e ficar a conhecer a vila fomos visitar a Abadia para ficar a conhecer a sua história que acabou por nos encantar conjugando-se com a descrição de cada departamento do edifício que nos ajudava a sentir os antepassados e antigos monges que dantes lá habitavam.
Aqui fica um pouco do que aprendemos durante a visita...


A primeira construção feita no monte ocorreu no ano 708 em honra do Arcanjo St. Michel, as construções foram então desenvolvidas ao longo dos séculos pelos Monges Beneditinos. Transformando-se numa referência de arquitectura militar, o Mont St. Michel teve um papel crucial na resistência aos Ingleses.
Só apartir do séc XIV que cresceu uma vila em redor da abadia, que, infelizmente, é hoje um 'shopping' cheio de lojas de souveniers e restauração.
A abadia foi usada como prisão desde a revolução francesa até 1863. 
O monte foi classificado como monumento histórico em 1874 de tornou-se património humanitário da UNESCO em 1979.










(ZP:) Depois da visita à abadia, parámos para jantar numa 'Creperie Normandes', onde a massa dos crepes era integral (blhaaaaackkkk :s)...


De regresso ao hotel, a caminhada custou menos porque conhecemos um casal Sueco, que andam a viajar pela Europa de auto-caravana acompanhados pelo seu lindo cão 'Black Coat Retriever' fêmea chamada Smica.


Mantive uma conversa interessante com o senhor, sobre a crise económica, Portuguesa e Europeia. :)





(JO:) Ao contrário do ZP e do Pai, eu falei com a senhora sobre outras coisas, sobre a viagem deles e sobre cães xD.


Voltámos para o Hotel, cansados e satisfeitos com toda a cultura e história absorvida... Eu e o ZP fizemos o blog, sem a colaboração do pai! (ele quis que este blog de hoje fosse só nosso)...




Infelizmente , não temos Tripé, logo não deu para tirar foto do Mont St. Michel agora à noite... Portanto têm aqui uma foto da internet , exactamente como vemos o monte da nossa varanda , queria-mos partilhar esta fantástica vista convosco :D...


E vamos dormir porque amanhã espera-nos outro dia de viagem no asfalto até Poitiers.


Beijão para TODOS ... estamos cheios de saudades :)


Até ao próximo post!


  

3 comentários:

  1. Mais um dia fantástico, a aproximar-vos do fim das férias ! Por um lado é pena, mas por outro,... estamos ansiosos de os ter por cá. Têm sido umas férias invejáveis e ricas culturalmente. Isso é óptimo. Não me canso de dizer que férias são ... ISTO MESMO e se com autocaravana, ainda melhor (€€)!
    Mont Saint Michel, fabuloso !!!
    Esperemos que em Poitiers, eles tenham vindo a adaptar as tecnologias aos novos tempos. Se sim deve ser fantástico !
    Boa viagem até lá.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Lindos e queridos JO e ZP, o pai fez muito bem em pormos a fazer o post sozinhos, pois vcs tb têm muito jeito!! :) Mais uma vez deliciei-me com as fotos e com as descrições... Adorava estar aí com o JP a partilhar ao vivo e a cores a vossa aventura, mas já sinto que partilho com este vosso fabuloso blog. Boa viagem até Poitier e desfrutem muito do Futuroscope!!! Saudades muitas e já falta pouco para vos ter aqui comigo! JES pareces-me muito bem e os teus pés espero que sarem bem rápido! Até mais logo...
    Beijos com muitas saudades....

    ResponderEliminar
  3. Cá estou eu e sempre em hora tardia para comentar estas maravilhosas fotos desta fantástica viagem destes 3 aventureiros que eu tão bem conheço. É com todo o carinho do mundo que vos revejo tão felizes nesta vossa epopeia pela Europa fora...vejo momentos fantásticos pelas fotos postadas no blog e é sinal que os 3 estão em sintonia na viagem. Joaninha estás fantástica e maravilhosa e tu Zé Pedro estás um homem...Hehehe. E o pai Zé está com cara de felicidade com os seus filhotes mais velhos, não te esqueças de fazer a barbar para ficares melhor nas fotso...Hehehehe. Um grande abraço para os 3 viajante com saudades á mistura.

    ResponderEliminar