sexta-feira, 16 de julho de 2010

Barcelona -> Avignon (5º Dia)

(JES:) Antes de mais as nossas desculpas, pelo atraso, aos milhares de leitores deste famoso blog :). Devido a razões técnicas completamente fora do controlo da família Espírito Santo não foi possível publicar o blog de ontem à hora normal.

Ontem foi um dos dias mais interessantes e diferentes destas férias. Começamos a viagem tarde (depois de uma longa noite de descanso) e chegamos cedo ao nosso destino -  a cidade histórica de Avignon! Num dia muito especial - 14 de Julho, dia nacional de França!!!

(JO:) Estávamos à espera de um dia calmo, sem nada de especial para contar mas, para nossa surpresa, acabou por se tornar numa potencial fantástica reportagem fotográfica:

A caminho de Avignon, decidimos fazer um desvio para Figueres (uns 50 km a norte de Barcelona), terra natal de Salvador Dalí onde, naturalmente, existe um museu deste artista. O edifício chamou-nos a atenção uma vez que é diferente, como seria de esperar num museu do Dalí! Infelizmente, com grande pena nossa, não o conseguimos visitar, uma vez que, à semelhança da Sagrada Família, o calor intenso e uma fila ao sol de largas dezenas de metros nos convenceu a seguir em frente...

(ZP:) Chegamos cedo a Avignon, depois de nos instalarmos no nosso hotel, fomos visitar a cidade que está dentro de uma enorme muralha medieval...

(JO:) As ruas estavam muito animadas, cheias de gente, porque estava a decorrer um Festival de Teatro Amador.

(ZP:) Os artistas das companhias estavam a animar as pessoas e a promover o seu espectáculo vestidos a rigor e com todos os adereços.

Para além dos artistas a promover os espectáculos de teatro, também haviam dezenas de artistas de rua como 'homens estátua', malabaristas, músicos, dançarinos, etc...

No centro da principal praça da cidade, junto ao Palácio dos Papas, havia uma estátua gigante de elefante  a fazer o pino só com a tromba!!!

Depois de visitarmos as muralhas e o jardim no topo da cidade (com umas vistas maravilhosas para o rio Rhone e para um castelo que ficava numa ilha) descemos de volta para as ruas onde jantamos numa esplanada

(JES:) É realmente surpreendente verificar como uma cidade medieval, que já foi talvez a mais importante do mundo quando o Papa aqui residia, se transformou numa capital da cultura e da juventude. O ambiente é fantástico, não só pela quantidade de pessoas como pela concentração de artistas por metro quadrado!!

(ZP:) A seguir ao jantar fomos andar numa roda gigante com 50 metros de altura! Do topo da roda víamos a cidade inteira, o palácio, o rio, a ilha, as pontes, etc...

Quando saímos da roda gigante, fomos para o carro e arrancamos em direcção ao hotel. Mas, ao passar na ponte, vimos os relvados junto ao rio cheios de pessoas sentadas ou deitadas à espera de alguma coisa. Só então nos lembrámos que era dia 14 de Julho (o dia de França) e que, provavelmente, haveria uma festa com fogo de artifício e tudo...

Logo decidimos estacionar o carro e ir para a relva com as toalhas de praia e as almofadas. Tivemos de esperar 2 horas pelo inicio do espectáculo enquanto não paravam de chegar pessoas até não haver um metro quadrado livre!!! Parecia um concerto ao ar livre, mas com famílias inteiras sentadas na relva a fazer pic-nics...

(JES:) Té, lembrei-me do último concerto do Paul Simon e Art Garfunkel em Central Park em 1991...

No final, valeu bem a pena esperar pois o fogo de artifício foi muito bom. Aqui ficam três fotografias de dezenas que tiramos...

Os efeitos secundários de tanta emoção e excitação fizeram-se sentir em nós os três! Ficámos com a cabeça à roda com tantas luzes!!!!

Até amanhã... Bjks e abraços para todos!!!